Gravação de DVD marca um ano de fundação da Academia de Batuque e Marabaixo, em Macapá

Show festivo acontece no sábado (6), em um bar na orla do Araxá.

0 93

Mais de 30 artistas da cultura marabaixeira vão se reunir no sábado (6), no Complexo Marlindo Serrano, na orla do bairro Araxá, na Zona Sul de Macapá, para a gravação em DVD. O show que será gravado marca um ano da fundação da Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo.

Intitulado “Marabaixo, Patrimônio do Brasil: O Show!”, o evento também comemora o reconhecimento do estilo de música e dança como patrimônio cultural imaterial do Brasil, em novembro de 2018.

Segundo Carlos Piru, um dos coordenadores do evento, além de celebrar as vitórias do movimento, o show também busca aproximar a cultura do marabaixo de outras pessoas da sociedade amapaense.

“Esse show surge da necessidade de nós tirarmos o marabaixo do gueto e o transformar na manifestação cultural oficial do povo amapaense, por isso a escolha de um local na beira do Rio Amazonas”, explica o marabaixeiro.

A ideia do segmento é que, a partir do registro, a cultura do Amapá possa ser difundida, e com isso, fazer o mundo conhecer o jeito do povo daqui.

“A intenção é jogar esse show em todas as redes sociais para a gente ter um produto de qualidade que possamos mostrar e espalhar o marabaixo para todos os países do mundo”, destacou o coordenador.

Ao todo serão gravados 22 ladrões (como são conhecidas as canções de marabaixo), desde os mais antigos até os de novos compositores, em cerca de duas horas e meia de show. Entre os intérpretes confirmados estão Valdi Costa, Daniela Ramos, Laura do Marabaixo e Elisa Congó.

Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo

Composta por 40 componentes, a Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM) surgiu em 22 de março de 2018, com o propósito de promover ações que incentivem a cultura do marabaixo.

A gravação do DVD é uma dessas iniciativas, que, durante o ano, devem ser encorpadas com pesquisas sobre o aspecto histórico, social, religioso e antropológico dos afrodescendentes do estado.

Serviço

Gravação de DVD ‘Marabaixo, Patrimônio do Brasil, o Show!’
Data: 06 de abril (sábado)
Hora: 21h
Local: Restaurante Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano, Araxá, Macapá)
Mesa: R$ 100 (4 pessoas)
Reservas de mesas: (96) 99175-9142

Fonte Original: G1-AP
Comentários
Carregando...